Pular para o conteúdo principal

TONINHO RIBAS- EX PREFEITO DE CAJAMAR É NOVAMENTE CONDENADO

O magistrado Doutor RENATO DOS SANTOS da 1º Vara de Cajamar  em decisão proferida em 30 de Novembro de 2.023  condenou o Ex-Prefeito de Cajamar ANTONIO CARLOS OLIVEIRA RIBAS DE ANDRADE, mais conhecido como TONINHO RIBAS.(Autos nº 0004047.43.2007.8.26.0108) por dispensa de LICITAÇÃO.


O cerne da controvérsia residiu na dispensa de licitação pelo correo à epoca PREFEITO DE CAJAMAR para firmar CONTRATO DE LOCAÇÃO DE IMÓVEL LOCALIZADO na RUA JOSÉ RANGEL DE MESQUITA, 241- PARQUE PARAÍSO- POLVILHO-SP, A FIM DE QUE FOSSE UTILZADO PARA INSTALAR AS EQUIPES DO PROGRAMA DE SÁUDE DA FAMÍLIA QUE ATUARIAM NAQUELE BAIRRO.


LAUDOS JUNTADOS PELO SETOR COMPETENTE DA PREFEITURA AVALIARAM QUE A LOCAÇÃO NÃO OBSERVOU AS REGRAS LEGAIS.

O PROPRIETÁRIO POSTERIORMENTE COMPARECEU A PREFEITURA SOLICITANDO A COMPENSAÇAO DE SUA DIVIDA FISCAL COM AS DESPESAS DE HABITE-SE DO IMÓVEL LOCADO.


SEGUIU-SE A DEVOLUÇÃO DAS CHAVES DO IMOVEL E APOS FORAM REALIZADAS AVALIAÇÃO DE PREÇO DE MERCADO DO IMÓVEL.


SOBREVEIO NOVO LAUDO INDICANDO SOPREÇO DO VALOR LACATIVO SENDO EMITIDO PARECER JURIDICO OPINANDO PELA ANULAÇÃO DO CONTRATO DE ALUGUEL.


ENFIM A CONCLUSÃO FOI DE QUE DEIXOU-SE DE OBSREVAR AO MESNOS TRES REQUISITOS

 (i) necessidade do imóvel para o desempenho das atividades administrativas

ii) adequação de um detemrinado imóvel para satisfação das necessidades estatais

(iii) compatibilidade do preço(aluguel) com os paramteros de mercado.


Enfim os documentos concluiram de que havia necessidade de outro imóvel para satisfazer as necessidades estatais e não esse locado


Somando-se a esse fato a discrepânca entre os valores obtidos na avaliaçao feita no procedimento da contratação do imóvel e aquela feita a corré a conhecida engenheireira a epoca da prefeitura SIMONE obtido a média de RS 4.100,00, tendo documentos sido emitido com a singela assinatura da corre, e que avaliaçoes imobilarias informaram os seguintes valores RS 3.700,00 , RS 4.500,00 e RS 4.100,00.

E que devido a um segundo LAUDO , outras imobiliaras consultadas informaram os seguites valores RS 3.500,00, RS 4.200,00 e RS 2.700,00 havendo o cálculo da média e a aplicaçao do fator de oferta na ordem de 0,90 com a justificativa de evitar superestimativa no preço, com assinatura dos tres membros da comissão de avaliação.

Enfim, não bastasse isso, prova pericial sob o crivo do contraditório apurou o valor locaticio de RS 7.131,16.

Concluindo o culto magistrado DR. RENATO DOS SANTOS da 1ºVara de Cajamar, que a dispensa da licitação foi superior ao valor de mercado, e que a dispensa pelo então prefeito se deu de modo indevido, incorrendo os réus nos artigos 11, V da Lei 8.429/92(lei de improbidade).

O sistema SAJPG5 verificou que no bojo da execução de autos 235.22.2003 a responsabilização, sendo os embargos rejetados e extinta a obrigação por satisfação da obrigação, e que esse fato não impede a caracterizaçao de improbidade, estando evidente o dolo por parte dos réus.

Tais como.

1. A PROCURA por imóbiliarias com valores superiores ao do mercado.
2. ASSINATURA singela da corré SIMONE;
3. RATIFICAÇÃO DO EX-PREFEITO - TONINHO RIBAS, sem questionar o CONTRATO DE LOCAÇÃO.
4. POSTERIOR PROPOSTA DO CORREU JOSÉ ALBERTO A MUNICIPALIDADE NO SENTIDO DE COMPENSAR OS DEBITOS DO CONTRATO DE LOCAÇÃO COM DEBITOS FISCAIS E A IDENTIDADE DE ENDEREÇOS ENTRE O GENITOR DA CORRE SIMOE E O CORREU ALBERTO.


Foi possivel concluir pela existencia de ajuste entre eles, e consequencia a configuração do DOLO nas condutas praticadas.

E que a questão era de simples elucidação não agindo maior COMPLEXIDADE DOS AGENTES PÚBLICOS ENVOLVIDOS QUE PODERIAM TER AGIDO DE MODO A APRESENTAR SOLUÇÃO MAIS ECONOMICA AOS COFRES PÚBLICOS, E NÃO A VONTADE DE PRATICAR A CONDUTA(ART. 11 - v DA lEI 8.429/92).

E QUE O PREFEITO à EPOCA ANTONIO CARLOS, TONINHO RIBAS, validou o ato invalido com conhecimento que tinha do DEFEITO de forma que não determinou apuração do valor do aluguel superior ao VALOR DE MERCADO, no MESMO SENTIDO AGIRAM OS DEMAIS (Simone e JOSÉ ALBERTO).

CONCORRENDO JOSÉ ALBERTO por se BENEFICAR DO CONTRATO FIRMADO DE FORMA ILICITA COM A PREFEITURA, CONCORRENDO PARA O ATO IMPROBO, ASSIM COMO SIMONE, SERVIDORA PUBICA QUE ASSINOU LAUDO QUE APUROU O VALOR SUPERIOR AO VALOR DE MERCADO.

Em identica situação diante de inumeros abusos cometidos a epoca   a advocacia JOSÉ CARLOS CRUZ  mediante açoes patrocinadas nos meses de abril, maio e juho de 2.016(quando das eleiçoes passadas)  na defesa de seus constituintes a epoca vereador e ex-vereador fez amplo debate através das açoes populares patrocinadas em que se destaca inumeras atos de imporbidades praticados por diversos agentes politicos, servidores e a prefeita ANA PAULA POLOTTO RIBAS esposa do ex-prefeito, que mais tarde seria afastada do CARGO por determinaçao do Tribunal de Justiça de São Paulo, como bem revelam as açoes patrocinadas no ano das eleiçoes de (2016) açoes de nº 1001332.93.2016.8.26.0108- 100586.31.2016.8.26.0108  e 1001578.89.2016.8.26.0108).


Corroborando o MINISTÉRIO PÚBLICO agora em 2018 que atos de improbidade foram cometidos por agente politticos e servidores, além de inumeros prefeitos, trazendo como provas as mesmas açoes populares patrocinadas pelo advogado constitucionalista Dr. José Carlos Cruz.







Diante desse cenário na data de ontem 30/11/2023 o juiz da 1º Vara de Cajamar condenou os réus, juntamente com o ex-prefeito TONINHO RIBAS, aplicando ao EX-PREFEITO a sansão prevista no artigo 11, V da Lei 8.429/92, estando proibido de contratar com o PODER PÚBLICO, receber BENEFICIOS ou INCENTIVOS FISCAIS OU CREDITICIOS DIRETA OU INDIRETAMENTE pelo PRAZO DE 2 ANOS, E MULTA CÍVIL DE 12(VEZES) O ULTIMO SALÁRIO RECEBIDO COMO PREFEITO, BEM COMO OS DEMAIS CORREU JOSÉ ALBERTO DE  SOUZA e SIMONE CAROL ANDRIANI FERREIRA CASSIANO.


CONCLUINDO A DECISÃO PELA OCORRENCIA DO ATO IMPROBO.


OU SEJA, CONCLUINDO SUA EXCELENCIA, DE QUE INICIANDO PELO CORREU  ANTONIO CARLOS , (TONINHO RIBAS) DIANTE DA GRAVIDADE DOS ATOS DE IMPROBIDADE PRATICADO, MOSTRA-SE NECESSÁRIA A REPROVAÇÃO DO ATO COM APLICAÇÃO CUMULADA DAS SANÇÕES DO ARTIGO 12, INCISO III DA LEI 8.492/92 E DEMAIS COMUNICAÇOES ACIMA DESTACADAS.



JOSÉ CARLOS CRUZ, é advogado ESPECIALIZADO e PÓS GRADUADO em direito eleitoral, processo eleitoral e direito Público, arbitralista, CONTRATUALISTA, CONSTITUCIONALISTA e  etc.










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VEREADOR SAULO DE CAJAMAR TEM SUAS CONTAS REJEITADAS E PODE SOFRER CONSEQUENCIAS.

O TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO( TCE/SP) em julgamento das CONTAS MUNICIPAIS DA CAMARA MUNICIPAL DE CAJAMAR, EXERCICIO 2020 EM QUE EXERCEU A PRESIDENCIA O VEREADOR SAULO ANDERSON RODRIGUES. Em julgamento realizado em 03 de Outubro de 2.023  Relator Conselheiro DIMAS RAMALHO, atuaram na defesa da edilidade a advogada e procuradora MARCIA CRISTINA NOGUEIRA GONÇALVES, GUILHERME VILELA DE PINHO E CRISTIANO VILELA DE PINHO, E A PROCURAORA DE CONTAS RENATA CONSTANTE CESTARI. Concluiu em JULGAMENTO a Primeira Cãmara do Tribunal de Contas em sessão realizada em 03/10/2023,  apos voto do relator JULGANDO IRREGULARES AS CONTAS do vereador SAULO ANDERSON RODRIGUES, determinando a Corte de Contas remessa de oficio, e cópia da decisão. 1. Entre as irregularides o Tribunal de Contas apontou a desnecessidade de cargos de assessores obterem nível superior, quando a maioria das atividades são de baxa complexidade em total afornta a jurisprudencia do TJ-SP e STF. 2. Falta de Classificação da

REGULARIZE SUAS DIVIDAS COM A RECEITA FEDERAL.

Em recente legislaçao a RECEITA FEDERAL DO BRASIL regulamentou os pagamentos de tributos, incentivando contribuintes a pagarem tributos ainda que não declarados, sem multas de mora e oficio, com possibilidde de parcelamento da dívida, mesmo antes da constituiçao do crédito tributário. Voce Poderá liquidar os débitos com redução de 100% dos juros de mora com condiçoes, pagando um minimo a vista, e o restante em até 48 parcelas mensais. E voce empresário ou pessoa fisica ainda poderá uitilizar créditos de prejuízo fiscal e base de cálculo negativa da CSLL Contribuição Social Sobre o Lucro Liquido para pagamento dos 50% a vista, limitados a metdade do debito. Assim como precatórios proprios ou adquiridos de terceiros também podem ser usados para o pagamento a Vista. Essa regra vale para as empresas participantes do Simples Nacional, regime compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicável às ME- Mircoempresas e EPP - Empresas de Pequeno Porte, e pessoas fisica