Pular para o conteúdo principal

EMPRESA COM CARGA ROUBADA PODE FICAR ISENTA DE PAGAMENTO DO TRIBUTO.

 A lei permite em sede cautelar, evidentemente diante da prova de probabilidade do direito invocado, além do fundo receio ou de ficil reparaçao.

Quando os elementos são suficientemente fortes que possibilitem de convicação da probabiidade de sucesso para o demandante, além do perigo da demora.

Isso para dizer que deve ser analisado a probabiliade diante dos elementos de provas.

E como todo direito há regulação por determinada lei e decretos, diferente não a questão relacionada ao transporte de carga, seu regime tributário aduaneiro, ou seja, pelos tributos na importação, ainda que não tenha ocorrido o trânsito aduaneiro, como por exemplo, no caso, de extravio de mercadorias, em razão de roubo, o regime tributário aduaneiro, portanto, trata-se de modelo que permite o transporte de mercadeoria de um ponto a outro com suspensão do pagamento de tributos, realizado apenas em seu destino, ou seja, a carga carregada, transportada, necessita chegar ao seu destino.

Por isso,o direito tributário aduaneiro, regula a matéria, quando a suspensão do pagamento de tributos,  que além em seu destino, que regula o imposto de importação, além de dispor sobre o regime aduaneiro.

Onde esse regime exige-se o termo de responsabilidade, com a finalidade de assegurar a aventual liquidação e cobrança de tributos e gravames cambiais.

Em suma, para dizer que a responsabilidade pelo extravio ou pela avaria de mercadoria será de quem deu causa, cabendo ao responsável, assim reconhecido pela autoridade aduaneira, deixar de ser recolhido, sendo essa ressalva decreto de lei especifico.

Apos a autoridade aduaneira, reconhecer a responsabilidade nos termos da lei e decreto especifico, verifcara os elementos apresentados pelo indicado como responsável do mesmo modo.

Em conclusão, os créditos relativos aos tributos e direitos corresspondentes às mercadorias extraviadas na importação, inclusive, multas, serão exigidos do responsavel por meio de lançamento de oficio, formalizado em auto de infração, observado o disposo em decreto especifico, com lastro em caudalosa jurisprudencia.

Por isso, há que dizer com todas as letras que ficará isento a depender dos elementos de prova, e urgencia, o transportador poderá ficar isento de responsabilidade tributária, quando ocorre o roubo de carga transportada.


Doutor José Carlos Cruz, advogado especializado e pos graduado em direito público








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TONINHO RIBAS- EX PREFEITO DE CAJAMAR É NOVAMENTE CONDENADO

O magistrado Doutor RENATO DOS SANTOS da 1º Vara de Cajamar  em decisão proferida em 30 de Novembro de 2.023   condenou o Ex-Prefeito de Cajamar ANTONIO CARLOS OLIVEIRA RIBAS DE ANDRADE, mais conhecido como TONINHO RIBAS.(Autos nº 0004047.43.2007.8.26.0108) por dispensa de LICITAÇÃO. O cerne da controvérsia residiu na dispensa de licitação pelo correo à epoca PREFEITO DE CAJAMAR para firmar CONTRATO DE LOCAÇÃO DE IMÓVEL LOCALIZADO na RUA JOSÉ RANGEL DE MESQUITA, 241- PARQUE PARAÍSO- POLVILHO-SP, A FIM DE QUE FOSSE UTILZADO PARA INSTALAR AS EQUIPES DO PROGRAMA DE SÁUDE DA FAMÍLIA QUE ATUARIAM NAQUELE BAIRRO. LAUDOS JUNTADOS PELO SETOR COMPETENTE DA PREFEITURA AVALIARAM QUE A LOCAÇÃO NÃO OBSERVOU AS REGRAS LEGAIS. O PROPRIETÁRIO POSTERIORMENTE COMPARECEU A PREFEITURA SOLICITANDO A COMPENSAÇAO DE SUA DIVIDA FISCAL COM AS DESPESAS DE HABITE-SE DO IMÓVEL LOCADO. SEGUIU-SE A DEVOLUÇÃO DAS CHAVES DO IMOVEL E APOS FORAM REALIZADAS AVALIAÇÃO DE PREÇO DE MERCADO DO IMÓVEL. SOBREVEIO NOVO LAUD

VEREADOR SAULO DE CAJAMAR TEM SUAS CONTAS REJEITADAS E PODE SOFRER CONSEQUENCIAS.

O TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO( TCE/SP) em julgamento das CONTAS MUNICIPAIS DA CAMARA MUNICIPAL DE CAJAMAR, EXERCICIO 2020 EM QUE EXERCEU A PRESIDENCIA O VEREADOR SAULO ANDERSON RODRIGUES. Em julgamento realizado em 03 de Outubro de 2.023  Relator Conselheiro DIMAS RAMALHO, atuaram na defesa da edilidade a advogada e procuradora MARCIA CRISTINA NOGUEIRA GONÇALVES, GUILHERME VILELA DE PINHO E CRISTIANO VILELA DE PINHO, E A PROCURAORA DE CONTAS RENATA CONSTANTE CESTARI. Concluiu em JULGAMENTO a Primeira Cãmara do Tribunal de Contas em sessão realizada em 03/10/2023,  apos voto do relator JULGANDO IRREGULARES AS CONTAS do vereador SAULO ANDERSON RODRIGUES, determinando a Corte de Contas remessa de oficio, e cópia da decisão. 1. Entre as irregularides o Tribunal de Contas apontou a desnecessidade de cargos de assessores obterem nível superior, quando a maioria das atividades são de baxa complexidade em total afornta a jurisprudencia do TJ-SP e STF. 2. Falta de Classificação da

REGULARIZE SUAS DIVIDAS COM A RECEITA FEDERAL.

Em recente legislaçao a RECEITA FEDERAL DO BRASIL regulamentou os pagamentos de tributos, incentivando contribuintes a pagarem tributos ainda que não declarados, sem multas de mora e oficio, com possibilidde de parcelamento da dívida, mesmo antes da constituiçao do crédito tributário. Voce Poderá liquidar os débitos com redução de 100% dos juros de mora com condiçoes, pagando um minimo a vista, e o restante em até 48 parcelas mensais. E voce empresário ou pessoa fisica ainda poderá uitilizar créditos de prejuízo fiscal e base de cálculo negativa da CSLL Contribuição Social Sobre o Lucro Liquido para pagamento dos 50% a vista, limitados a metdade do debito. Assim como precatórios proprios ou adquiridos de terceiros também podem ser usados para o pagamento a Vista. Essa regra vale para as empresas participantes do Simples Nacional, regime compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicável às ME- Mircoempresas e EPP - Empresas de Pequeno Porte, e pessoas fisica