Pular para o conteúdo principal

HOLDING FAMILIAR PODE EVITAR DILAPIDAR PATRIMONIO E EVITA DISPUTA JUDICIAL.

Essa legal modalidade reduz impostos, mediante gestão eficiente do patrimonio com a simplificação do planejamento sucessorio.


Ou seja, ao transferir  patrimonio para uma empresa como uma Holding também poder adicionar proteção, tornando cada vez mais seguro contra credores e disputas familiares, muito comuns no dia a dia.


Evita inclusive diante da doação a desnecessidade de inventário com a transferencia imediatada dos bens para os herdeiros sem perder o controle dos bens, o que garante nos custos e evita disputas familiares, por obvio, é necessário respeitar a legitimidade dos herdeiros, como por exemplo, os herdeiros necessários.


Ao realizar uma doação garante a validade e pode ser usada conjuntamente com a reserva de usufruto para proteger o patrimonio.


Além de reduzir a Carga Tributária, dentro dos parametros exigidos, ou, seja, um prévio planejamento sucessorio, contribuiu em muito, sendo capaz de disponibilizar os bens aos herdeiros sem a necessidade de realizar um inventário, ou ao menos, simplifica-lo, trazendo mais sossego, tranquilidade apos a morte.


Havendo claro direcionamento dos bens a uma pessoa juridica, a admnistraçao desses bens torna mais simples, sendo possivel através da holding patrimonial segregar riscos, eventuais credores das pessoas juridicas não podem, via de regra, acessar o patrimonio pessoal dos sócios, da mesma forma, quando o patrimonio é integralizado em uma pessoa juridica, os bens deixam de pertencer diretamente às pessoas fisicas e não podem, a principio, ser atingidos, salvo em situaçoes muito excepcionais, o que aumenta com isso a proteção do patrimonio, permitindo aos sócios que se defendam ou, até mesmo, que se planejem para o cumprimento de uma obrigação.


Alguns orientaçoes seguem no caminho de induzir que a holding familiar tem como objetivo bloquear totalmente o patrimonio familiar, isso não é verdade, todo patrimonio, seja da pessoa fisica ou juridica, está sujeito á aplicação da lei e incidencia de sançoes, porém, a holding proporciona maior proteção quando correta análise e alocaçao dos riscos, enfim, parfa que o patrimonio não fique isoladamente de forma separada.


Obvio que deve ser analisado junto ao um especialidade uma vez que a holding familiar não é, nunca foi e nunca será necessariamente sempre a melhor e unica opção para todos os casos, sendo necessário a devida análise das situaçoes caso a caso, devendo ser analisado cada caso concreto por um profissional especializado, que indicará por certo as melhores orientaçoes a ser seguida, se seria prudente uma holding familiar ou patrimonial ou outra opção.


Quando cria-se uma holding familiar garantirá com certeza o poder decisosio e o usufruto dos bens, e quais as vantagens, além da redução de custos é a facilidade na sucessão, em que ainda oferece vantagens na tomada de decisões, preservação do patrimonio.


Primeiro passo é analisar o perfil de cada familiar, verificando cada particularidade, interesses envolvidos, e se os bens são moveis ou imóvéis, para cada situaçao, há uma solução mais adequada.


Uma das principais vantagens é que a doação pode ocorrer em vida para evitar a necessidade de inventário e transferencia imediatada dos bens para os herdeiros, e quando há inventário, pode reduzir o patrimonio em média a 40%(quarenta) por cento, considerando os custos com imventarios, despesas etc, inclusive preservando o direito ao usufruto.


Além dos impostos, e que no caso incidira o ITCD, em regra, esse imposto será pago pelo donatario, além dos demais cusos e emolumentos envolvidos.


Enfim a reduçao de impostos é outro fator atraente e muito importante, principalmente aqueles que detém bens imóveis e geralmente paga em torno de 30%(trinta) por cento de imposto de renda, isso reduziria drasticamente, além de outros.


JOSÉ CARLOS CRUZ, é advogado especialista em direito patrimonial, contratual, arbitragem, pos graduaçao em direito público, direito eleitoral e processo eleitoral.

email. drjcarloscruz@gmail.com - WhaTSapp - 11- 9 9583.0645.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TONINHO RIBAS- EX PREFEITO DE CAJAMAR É NOVAMENTE CONDENADO

O magistrado Doutor RENATO DOS SANTOS da 1º Vara de Cajamar  em decisão proferida em 30 de Novembro de 2.023   condenou o Ex-Prefeito de Cajamar ANTONIO CARLOS OLIVEIRA RIBAS DE ANDRADE, mais conhecido como TONINHO RIBAS.(Autos nº 0004047.43.2007.8.26.0108) por dispensa de LICITAÇÃO. O cerne da controvérsia residiu na dispensa de licitação pelo correo à epoca PREFEITO DE CAJAMAR para firmar CONTRATO DE LOCAÇÃO DE IMÓVEL LOCALIZADO na RUA JOSÉ RANGEL DE MESQUITA, 241- PARQUE PARAÍSO- POLVILHO-SP, A FIM DE QUE FOSSE UTILZADO PARA INSTALAR AS EQUIPES DO PROGRAMA DE SÁUDE DA FAMÍLIA QUE ATUARIAM NAQUELE BAIRRO. LAUDOS JUNTADOS PELO SETOR COMPETENTE DA PREFEITURA AVALIARAM QUE A LOCAÇÃO NÃO OBSERVOU AS REGRAS LEGAIS. O PROPRIETÁRIO POSTERIORMENTE COMPARECEU A PREFEITURA SOLICITANDO A COMPENSAÇAO DE SUA DIVIDA FISCAL COM AS DESPESAS DE HABITE-SE DO IMÓVEL LOCADO. SEGUIU-SE A DEVOLUÇÃO DAS CHAVES DO IMOVEL E APOS FORAM REALIZADAS AVALIAÇÃO DE PREÇO DE MERCADO DO IMÓVEL. SOBREVEIO NOVO LAUD

VEREADOR SAULO DE CAJAMAR TEM SUAS CONTAS REJEITADAS E PODE SOFRER CONSEQUENCIAS.

O TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO( TCE/SP) em julgamento das CONTAS MUNICIPAIS DA CAMARA MUNICIPAL DE CAJAMAR, EXERCICIO 2020 EM QUE EXERCEU A PRESIDENCIA O VEREADOR SAULO ANDERSON RODRIGUES. Em julgamento realizado em 03 de Outubro de 2.023  Relator Conselheiro DIMAS RAMALHO, atuaram na defesa da edilidade a advogada e procuradora MARCIA CRISTINA NOGUEIRA GONÇALVES, GUILHERME VILELA DE PINHO E CRISTIANO VILELA DE PINHO, E A PROCURAORA DE CONTAS RENATA CONSTANTE CESTARI. Concluiu em JULGAMENTO a Primeira Cãmara do Tribunal de Contas em sessão realizada em 03/10/2023,  apos voto do relator JULGANDO IRREGULARES AS CONTAS do vereador SAULO ANDERSON RODRIGUES, determinando a Corte de Contas remessa de oficio, e cópia da decisão. 1. Entre as irregularides o Tribunal de Contas apontou a desnecessidade de cargos de assessores obterem nível superior, quando a maioria das atividades são de baxa complexidade em total afornta a jurisprudencia do TJ-SP e STF. 2. Falta de Classificação da

REGULARIZE SUAS DIVIDAS COM A RECEITA FEDERAL.

Em recente legislaçao a RECEITA FEDERAL DO BRASIL regulamentou os pagamentos de tributos, incentivando contribuintes a pagarem tributos ainda que não declarados, sem multas de mora e oficio, com possibilidde de parcelamento da dívida, mesmo antes da constituiçao do crédito tributário. Voce Poderá liquidar os débitos com redução de 100% dos juros de mora com condiçoes, pagando um minimo a vista, e o restante em até 48 parcelas mensais. E voce empresário ou pessoa fisica ainda poderá uitilizar créditos de prejuízo fiscal e base de cálculo negativa da CSLL Contribuição Social Sobre o Lucro Liquido para pagamento dos 50% a vista, limitados a metdade do debito. Assim como precatórios proprios ou adquiridos de terceiros também podem ser usados para o pagamento a Vista. Essa regra vale para as empresas participantes do Simples Nacional, regime compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicável às ME- Mircoempresas e EPP - Empresas de Pequeno Porte, e pessoas fisica